A margem comercial é um ponto importante para descrever o posicionamento estratégico da empresa. Cada formato de loja tem suas particularidades e o indicador da margem deve ser acompanhado constantemente.
Variações na margem e uma precificação errada, impactam diretamente o lucro bruto e o desempenho da empresa. Por isso, a R-Dias desenvolveu um método que coloca na equação do preço de venda a visão do consumidor, pois precificar se baseando apenas nos custos e/ou na concorrência pode limitar os ganhos e até causar sérios prejuízos.
Em média os supermercados têm de 10.000 a 15.000 itens ativos no cadastro sendo que apenas 3% deste total ou até menos tem um acompanhamento constante, os produtos da Curva A. O que acontece com os outros 97%? Como sua empresa precifica? Como maximiza os resultados?
Este case mostra exatamente isso, como o MIX de MARGEM foi implantado de forma inteligente e resultou no acréscimo de 0,82p.p na margem comercial, o que em 12 (doze) meses retornou para o cliente mais de R$ 3.000.000 (três milhões de reais).
Para implementar o mix de margem utilizamos uma metodologia R-Dias que leva em consideração:
1. Visão do shopper
2. Nível de serviço
3. Categorias identidade
4. Competitividade comercial
5. Entre outros critérios
Estes pontos acima foram estudados em profundidade e debatidos com o cliente R-Dias. A partir desse ponto chegamos a formatação ideal dos preços a serem praticados e o consequente mix de margens. Um trabalho detalhando que exige expertise e conhecimento do setor.
Uma nova precificação baseada no mercado, embasada em fatos e dados foi implementada em conjunto com o cliente, passo a passo, orientada e acompanhada pelos especialistas da assessoria. Os resultados foram muito bons, confira no gráfico abaixo: