Participar de um processo de fusão e aquisição pede atenção redobrada para não sair no prejuízo. Contar com a ajuda de especialistas para orientações e acompanhamento é imprescindível. Entenda os motivos:
Há uma série de fatores que motivam a venda de um supermercado, entre eles a ausência de sucessores ou o conflito de interesse entre proprietários e sucessores.
A verdade é que vender o supermercado da família não é uma decisão fácil de ser tomada, afirma Gustavo Fleubert, especialista em varejo, tampouco colocá-la em prática, geralmente pelo que isso representa para os proprietários, o que pode ser traduzido em anos de dedicação, investimentos e esperança de bons resultados.
São várias histórias acumuladas nesses 27 anos de experiência, selecionamos duas para exemplificar estes motivos:
1 – Conflito de interesses
O fundador tem cinco filhos, sendo que três deles seguiram para outros negócios e dois se mantiveram na operação do supermercado. Há alguns anos, o fundador corretamente abriu uma holding e dividiu o patrimônio entre os filhos. Todos os filhos se tornaram sócios do supermercado e os três que estavam fora do negócio passaram a participar dos processos decisórios, mesmo longe da operação, gerando uma batalha de interesses.
Assim, os herdeiros
… fora da operação do supermercado não querem novos investimentos
… dentro da operação lutam para fazer o negócio crescer
A decisão final continua sendo do fundador, mas a opinião divergente dos filhos quanto ao futuro do negócio está tirando o sono do empreendedor e a possibilidade de venda do supermercado cresce a cada dia.
2 – Falta de sucessores para o supermercado
O fundador percebe que na família não existem herdeiros interessados em dar continuidade nos negócios. Os filhos buscaram um caminho paralelo e não veem na empresa um caminho de sucesso.
Queremos conhecer a sua história, conte pra gente, entre em contato com a R-Dias em nosso canal gratuito. Clique aqui.
Orientações práticas, benefícios e dificuldades
As situações descritas, a dificuldade de crescimento ou a falta de vontade de expansão do supermercado são alguns dos impulsionadores para que você analise, pense e repense se é viável a possibilidade de venda ou fusão.
Mas se essa ideia está passando pela sua cabeça, já fazendo parte de seus planos vamos ajuda-lo com orientações práticas bem como os benefícios e dificuldades de vender o seu negócio.
Essas orientações são parte da experiência dos especialistas da R-Dias no processo de fusões e aquisições – M&A e podem ser úteis também para quem quer comprar uma loja e quer conhecer as dificuldades do lado do varejista vendedor.
10 passos para fazer o melhor negócio com o supermercado:
1 – PENSE, REPENSE E TOME A DECISÃO DE CABEÇA FRIA
Antes de fazer qualquer negócio, antes de anunciar, pense e repense se esse é o caminho, converse com um especialista que ajude nesta decisão, afirma Fleubert. Procure ter certeza da sua decisão. Ao colocar o supermercado para participar de uma operação de fusão e aquisição – M&A saiba que isso gera expectativas em todos os envolvidos e para iniciar essa jornada é preciso a convicção de estar no caminho certo.
2 – CONTE COM ESPECIALISTAS NO ASSUNTO
Já que fará o negócio da sua vida faça bem feito!
“Uma operação de M&A tem dezenas de detalhes e muitos riscos. Para mitigar esse trabalho, o ideal é manter especialistas ao seu lado para ampliar os debates, aprofundar a análise dos riscos e aumentar a possibilidade de acerto do negócio”, ressalta o diretor comercial da R-Dias, Gustavo Fleubert.
A intermediação de um especialista contribui fortemente para o sucesso da operação de M&A. O conhecimento do varejo de supermercados gera argumentos interessantes. Além disso, quando há um mediador a chance de concretização do negócio é muito maior. Com vendedor e comprador varejistas à mesa de negociações, as emoções podem prejudicar o desenvolvimento de toda a operação.
3 – PLANEJE O QUE FARÁ DEPOIS DA VENDA
Com o sucesso da operação é bem provável que você fique impedido de operar supermercados por alguns anos. Já pensou no que fará quando acordar no dia seguinte? Alguns dizem que querem viajar, curtir a vida, os filhos, os netos e a família. Ter outros negócios para cuidar também é um facilitador.
4 – ANALISE O MERCADO COM ESPECIALISTAS
Você sabe quais são os valores praticados, por porte e tipo de negócio? Qual a diferença entre o quanto vale o supermercado e o quanto o varejista quer? Todas essas questões devem ser ajustadas com os especialistas. Nesse ponto, uma avaliação mercadológica, além do valuation tradicional (fluxo de caixa descontado), pode ser esclarecedora gerando transparência e maior segurança ao negócio. A R-Dias tem colaborado com muitas empresas neste sentido.
5 – PREPARE-SE PARA A QUESTÃO TRIBUTÁRIA
O ganho de capital na venda do supermercado é alto e você precisa se preparar para esse momento. Normalmente as empresas tem o capital social muito baixo, veja seu contrato social. Se esse for o seu caso, saiba que o Imposto de Renda ficará com boa parte do valor financeiro da operação. É preciso estar bem preparado no âmbito contábil, fiscal e psicológico para isso.
6 – ANALISE AS QUESTÕES DO IMÓVEL
Um ponto de atenção para vendedores e compradores diz respeito ao aluguel para a próxima década. Quais serão as taxas de correção do aluguel? Qual o percentual sobre a venda? Haverá um piso mínimo independente da venda? Alguns detalhes importantes garantem ao dono do imóvel uma boa receita e ao comprador estabilidade e segurança na operação.
Em negociações intermediadas pela R-Dias já vimos casos de aluguéis com alto percentual sobre a venda atrapalhando a rentabilidade do negócio. Em outras oportunidades, encontramos proprietários do imóvel que não querem renovação amigável. Para evitar problemas ou desgastes no futuro é preciso que seja realizada uma boa análise prévia.
7 – DEFINA SOBRE O NEGÓCIO OU O PONTO
O negócio supermercado, incluindo o CNPJ, é uma operação onde a segurança entre os envolvidos é altíssima ou total e os pontos de atenção se multiplicam. O varejista vendedor, de acordo com a lei, torna-se corresponsável com o comprador por cinco anos com as questões fiscais e tributárias. E o comprador, por outro lado, assume todo o passivo do vendedor, incluindo o trabalhista. Existem vantagens neste formato, como por exemplo, a grande economia com a demissão de todos os colaboradores.
O Ponto, o vendedor encerra sua operação ou leva o CNPJ para outro local, normalmente realizando o acerto com todos os colaboradores. Uma operação menos complexa, porém, os cálculos desse acerto devem ser realizados com precisão para evitar surpresas desagradáveis.
8 – FIQUE ATENTO SOBRE “ESQUELETOS” NO ARMÁRIO
Ao entrar na negociação do supermercado conheça a si mesmo! Parece óbvia essa expressão, mas muitos empresários não têm ciência total do seu passivo e um comprador bem orientado por especialistas encontrará todos os “esqueletos” no seu armário.
Quando isso acontece, a surpresa ruim é dificultadora para concretização do negócio. Normalmente, é exigido do vendedor uma garantia maior ou a diminuição no preço. Há casos em que o comprador desiste do negócio por receio de encontrar mais “esqueletos”.
9 – PRESERVE O SEU NEGÓCIO
A confidencialidade nesse tipo de operação é essencial. Como não existe a certeza da conclusão do negócio, quanto menos pessoas souberem melhor, afirma Fleubert. Mantenha sua mente na operação, não mergulhe na negociação. Esse é mais um motivo para uma intermediação.
Vender o negócio dá trabalho e é preciso que sua operação fique firme por meses durante as negociações, as auditorias, até a assinatura e, em alguns casos, durante a transição. Se a informação vazar o risco de desmotivação da equipe do supermercado pode ser prejudicial, principalmente quando o negócio não é realizado.
10 – ESTEJA PREPARADO PARA O NÃO
Recentemente ouvimos de um dos mestres do varejo, Abílio Diniz, a seguinte frase: “O remédio para a desilusão é não ter ilusão”. A maioria das operações iniciadas de M&A não são concluídas na primeira tentativa. É preciso que haja maturação de ambas as partes e criar grandes expectativas, além de causar traumas, pode dificultar boas operações no futuro. Esse é mais um dos motivos de se ter um especialista mediador. A ânsia para fechar o negócio de ambos os lados aumenta muito quando você está na mesa, concorda?
Bons investimentos atraem bons negócios
Felizmente, não são somente situações adversas que motivam os empresários a realizar a venda do supermercado. Há muitos casos em que construíram algo inédito, têm um grande diferencial competitivo e realizar a venda do negócio em dado momento garante frutos para muitas gerações. Não são poucas as histórias com venda bruta recorde por metro quadrado, ponto comercial grande, bem localizado e único.
Portanto, independente do que tenha motivado o negócio, ele deve ser bem feito, com todos os cuidados e orientações necessárias, pois há grande chance ser o grande negócio da sua vida.