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Aumento das Vendas vs Fluxo de Caixa dos Supermercados

Antes de pensar em crescimento de vendas o supermercado precisa arrumar a casa no que diz respeito ao capital de giro e ao controle do ciclo financeiro.

O crescimento da economia brasileira tem sido manchete dos jornais, sendo o comércio o campeão dessa recuperação. Estamos saindo da crise e isso impacta diretamente os varejistas e os supermercadistas.

Em palestra recente do economista Ricardo Amorim, percebemos que historicamente, desde 1900, um PIB baixo tem um crescimento forte subsequente. Ou seja, passada a crise o PIB do Brasil sempre cresce nos anos seguintes e, de acordo com ele, estamos iniciando essa fase.

Durante o tempo de crise muitos supermercadistas realizaram o dever de casa:

  • Diminuíram o CMV
  • Organizaram os processos
  • Realizaram a gestão de ofertas
  • Diminuíram os estoques
  • Melhoraram o ciclo financeiro e o posicionamento de mercado
Armadilhas do crescimento das vendas

Resumindo, aumentaram a produtividade, os resultados, e estão fazendo mais com menos. Em muitos dos casos, a R-Dias contribuiu para o alcance desses resultados. O fato é que os que fizeram o dever de casa entrarão fortes nessa nova onda de crescimento, pois estão preparados para o crescimento.

Desafios e oportunidades

O que pode dificultar o crescimento de um supermercado:

  • Capital de giro
  • Ciclo financeiro

Você está preparado para aumentar as vendas, têm caixa para isso?

O capital de giro é o primeiro ponto relevante dessa história. Já parou para pensar que o crescimento das vendas obriga o varejista a ter mais capital de giro ou caixa?

Acompanhe a demonstração abaixo e perceba a ligação direta entre o ciclo financeiro e a necessidade de capital de giro. Nos dois casos a seguir, as vendas cresceram a cada período. Veja que a necessidade de capital de giro (NCG) aumenta, juntamente com a venda.

Com o aumento das vendas em 10%, a NCG aumenta mais R$ 172.500,00.

Levando em consideração o aumento da venda em 40%, a NCG aumenta em R$ 800.572,00.

Leia também: 5 dicas para supermercados que querem melhorar a margem e as vendas

Controle do ciclo financeiro

Outro ponto a ser considerado é o ciclo financeiro. Simplificando, é o tempo entre o recebimento do cliente e o pagamento ao fornecedor, ou seja, quanto tempo sua empresa arca com capital próprio. Se o supermercado tem prazos longos para receber do cliente, o ciclo financeiro é maior e isso acontece quando você paga o fornecedor antes de receber dos clientes.

Controlar o ciclo financeiro é uma forma de atuar para diminuir a NCG, pagar com prazos maiores e receber com prazos menores, gerando um ciclo financeiro menor, como no exemplo acima, quando saímos de 23 para 15 dias.

O tempo em que sua empresa banca a operação financeira tem influência direta no caixa. Para realizar a diminuição do ciclo financeiro temos que trabalhar o comercial, melhorar a negociação com os fornecedores e atuar de forma inteligente nas vendas.