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Atacarejo com Atuação Estratégica em Perecíveis

O consumidor está mudando e a prova disto é que a preocupação com a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL cresce ano a ano.

Fique atento! Isso pode impactar seu negócio positivamente, depende de você!

Recentemente uma pesquisa realizada no canal ATACAREJO mostrou que pela 1ª vez o consumidor estava preocupado em encontrar “Alimentos frescos e de alta qualidade”.

Ora, se nesse canal já existe essa preocupação, imagine nos demais.

A ideia de alimentação saudável passa pelos perecíveis e principalmente pelo HORTIFRUTI e já conta com o olhar de grandes players. O movimento da Lojas Americanas comprando a rede Hortifruti Natural da Terra comprova que perecíveis são lucrativos e relevantes para o futuro do varejo alimentar.

Perecível é tudo de bom!

Como diz o Diretor Comercial da R-Dias, Gustavo Fleubert, “Perecível é tudo de bom! Atrai o consumidor mais vezes para a loja, tem boas margens e gera fluxo de caixa positivo. Além disso, é uma defesa contra a guerra de preços e uma barreira contra o e-commerce”.

O consumidor quer saudabilidade e procura FRESCOR nas lojas. É claro que os grandes investidores estão percebendo o futuro desse segmento e especialistas já orientam o caminho.

E você, o que tem feito na sua rede para aumentar a participação dos perecíveis?

Recentemente a R-Dias foi contratada para reformular a operação dos perecíveis, especificamente na reestruturação de todos os processos da Centralização do FLV em uma grande rede. Revisamos da compra à entrega, passando pela central no CEASA com crossdocking, distribuição e operação em loja.

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Case de centralização

A rede é a Mart Minas e atua, exclusivamente, no formato Atacarejo com 48 lojas em cidades pólo de Minas Gerais. O investimento na reestruturação teve algumas premissas:

  • Não impactar o custo operacional
  • Aumentar a produtividade
  • Não realizar manipulação nas lojas
Atacarejo com atuação estratégica em perecíveis

Como foi feito esse trabalho?

De acordo com o diretor de Operações da rede, Danilo Belizário Martins de Andrade, na conversa inicial com a equipe da R-Dias, a rede procurou passar que a ideia era revisitar toda a cadeia de entrega nas lojas até o momento da exposição. “Revisitamos os processos do nosso CD de hortifrutis, o recebimento, a padronização da qualidade, a ficha técnica de todos os produtos, da qualidade na hora da compra desses produtos pra chegar na loja, desenhamos os processos de recebimento, os padrões tanto para o CD quanto para as lojas”, conta o diretor.

Era início de 2020 e a ideia era fazer treinamento presencial com a equipe, rodar todas as lojas, mas chegou a pandemia. A diretoria decidiu continuar com o trabalho e passaram a ter treinamentos virtuais com a R-Dias e 100% dos funcionários de hortifrúti. Hoje a reciclagem é feita com o mesmo material produzido naquela época.

“A equipe R-Dias ia nas lojas, produzia o material e conversava com os nossos encarregados. Pontuamos algumas lojas, que queríamos que eles visitassem, em que o hortifruti funcionava bem, com um bom padrão de exposição e boa execução de rotina. Indicamos outras que não tinham boa disciplina, tinham mais dificuldade, não faziam boa exposição. Eles então mapearam os maiores problemas e a gente conversou bastante. Visitaram basicamente duas regionais nossas completas. Tudo isso para construir os processos”, explica.

Os resultados foram interessantes

O Mart Minas teve bons resultados. “Avaliamos o trabalho como muito benéfico. Foi muito bom ter alguém para olhar o hortifruti, esse setor tão importante. Isso trouxe engajamento, fez com que tivéssemos mais comunicação com o setor. Evoluímos bastante na execução, e uma execução bem feita requer um trabalho constante. Contamos também com uma atuação muito boa da nossa equipe. Resumindo, nos trouxe união e sinergia em alguns processos que precisavam melhorar”, avalia Danilo.