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Quanto valem os esforços de gestão?

Quando pensamos em gestão de varejo, muitas questões vêm à tona. Abaixo listamos alguns pontos que tiram o sono de muitos empresários do setor.

  • Necessidade de resultados
  • Imprevisibilidade dos fatores externos
  • Complexidade do negócio
  • Competitividade e concorrência
  • Desenvolvimento da liderança

E como garantir uma boa execução? São tantos os desafios que podem até desanimar os mais persistentes. Mesmo diante de tantas incertezas, podemos afirmar que a gestão estará no centro de qualquer resposta.

Quanto valem os esforços de gestão?

Mas, os céticos de plantão sempre questionam os investimentos em gestão. Sendo assim, como analisar quanto valem os esforços em gestão? A resposta é bem simples: nunca podem custar mais do que os ganhos conquistados, obviamente.

Já a manutenção destes ganhos devem garantir, sustentavelmente, um lucro líquido superior a 5%. A tarefa não é simples, mas a gestão pode viabilizar essa conquista. Mas você, que está há tantos anos a frente de um negócio varejista, poderia se perguntar:

Onde estão as oportunidades para levar o lucro a este patamar? Elas existem mesmo? Sim, elas existem!

Há mais de 25 anos apoiando varejistas de todos os cantos do país a melhorar seus resultados, podemos afirmar que nunca conhecemos uma empresa que não tivesse pontos de melhoria que pudessem aumentar seus lucros. Existem ótimas empresas supermercadistas focadas na prevenção de perdas com números abaixo de 1,5%, porém olhando para a controladoria, o custo de pessoal pode ser superior a 9,5%. Outras administram as margens de contribuição de forma maestral, mas os estoques são altos e o capital de giro as vezes comprometido.

Você se lembra daquela frase? “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.” Já conhecemos empresas com lucro líquido acima de 6% que tinham oportunidade de obter ainda mais e conseguiram! Pois é… porque temos que nos contentar com os resultados atuais?

Naturalmente, sempre será necessário um esforço extra para aumentar a lucratividade. E novamente, é aqui que a gestão volta a mostrar seu valor. Mas, onde estão estas oportunidades? Como a gestão pode ajudar a alcançá-las?

Abaixo seguem os 4 pontos de oportunidades mais relevantes para os supermercados com uma visão conservadora sobre os ganhos potenciais:

1. Margem e vendas – aumento de pelo menos 1 p.p. (ponto percentual) de margem.
2. Estoques e capital de giro – redução em torno de 20%-25% de estoques.
3. Perdas e quebras – pelo menos 25% de redução.
4. Despesas – redução de 1 a 2 p.p.

Naturalmente, os ganhos possíveis dependem do patamar em que se encontram os indicadores da sua empresa e a visão dos dirigentes. É nesta hora que muitos varejistas, de diversos portes e perfis se perguntam: “Por onde começar?”

Bem, seguir os passos abaixo pode lhe guiar neste processo.

1º passo – Conhecer e entender os resultados. Caso a empresa não tenha um demonstrativo de resultados do exercício (DRE), precisa começar por ele, construir o balanço patrimonial e o fluxo de caixa.

2º passo – Implantar um conjunto de indicadores de performance que lhe permita compreender as causas dos resultados.

3º passo – Comparar os seus resultados com as boas práticas ou melhores referências do mercado, de acordo com o perfil da sua empresa.

4º passo – Priorizar os objetivos através da identificação das maiores oportunidades de retorno que possam ser conquistadas no menor tempo possível.

5º passo – Envolver as equipes e desenhar os planos de ação que gerarão as mudanças capazes de trazer os resultados desejados.

6º passo – Garantir o controle dos planos acompanhando cronogramas, orçamento e a conquista das metas estabelecidas.

Espero que você, como gestor(a) de varejo, possa aproveitar estas dicas para reforçar sua crença na gestão e aumentar os resultados da empresa.

Se essa leitura foi interessante para você, indicamos o artigo “Maiores Margens com Mais Competitividade através da Otimização de Preços”. Não perca!