Rede supermercadista alcança resultados surpreendentes na performance comercial do chocolate, registrando 1.031% de crescimento de vendas e 780% de crescimento em margem cash. Confira.
Que varejista não deseja aumentar as vendas, principalmente em épocas difíceis? A batalha é diária e difícil, pois envolve pessoas e um bom planejamento. A solução pode vir com um programa de incentivo aos colaboradores, colocado em prática por especialistas nessa área.
O que é PIV?
O PIV trata-se de um Programa de Incentivo de Vendas, uma parceria comercial do supermercado com a indústria que visa desenvolver uma mecânica de incentivo às vendas de um produto específico por determinado período.
Pouco utilizado no Brasil, o PIV foi apresentado, em toda a sua forma de operação, por nossa assessoria a um de nossos clientes, que aceitou realizar a dinâmica em sua rede. O conceito envolve uma disputa interna entre as lojas e operadoras, além de bonificação para os envolvidos, sempre em parceria com a indústria.
Implantação do PIV eleva as vendas e a margem
A rede do cliente conta com diversas bandeiras: supermercados, atacarejos e padarias. Trata-se de uma operação estruturada, mas os sócios tinham interesse em melhorar a performance comercial quando contrataram a R-Dias. Eram ajustes finos a serem executados e eles acreditaram na expertise da empresa especialista no segmento.
O trabalho foi realizado em diversas etapas que resultaram no aumento de margem e na melhora da vendas:
- Desenvolvemos um calendário estratégico visando atratividade para a indústria e para os consumidores;
- Programamos a sequência de produtos para os meses seguintes;
- Buscamos os parceiros para impulsionar as vendas;
- Comunicamos para toda empresa as premiações e ações da iniciativa.
10 ações para o aumento de vendas com PIV no varejo
Entre as ações realizadas nesse case de PIV, destacamos as 10 mais importantes para o crescimento das vendas:
1. Definições de papéis e responsabilidades;
2. Definição dos itens e calendário da ação;
3. Definição das regras, metas e critérios para a premiação;
4. Envolvimento de equipe e fornecedores;
5. Treinamento das lideranças;
6. Treinamento das equipes envolvidas;
7. Implementação;
8. Monitoramento das informações;
9. Feedback para os envolvidos durante a campanha;
10. Premiação e destaque dos envolvidos.
Utilize o canal gratuito no Whatsapp da R-Dias para tirar dúvidas sobre o PIV.
Inteligência comercial direciona o programa
Um dos principais agentes do projeto é a Equipe de Inteligência Comercial que desenha a ação, faz a seleção dos itens participantes junto com os compradores e monitora as vendas durante a campanha, avaliando o desempenho das lojas e repassando informação para os gerentes.
Implementado pela R-Dias, o setor tem como responsabilidade apurar os resultados finais e entregar os compilados para o fornecedor parceiro, bem como para a alta gestão e para as lojas.
Foco no produto e no resultado
Abaixo segue a performance obtida com chocolate, um dos produtos de uma campanha que a loja trabalhou para gerar a venda por impulso junto ao consumidor final:
Com o objetivo de aumentar as vendas e a margem, além de unir o varejo e a indústria, o case do PIV é exemplo da importância de um trabalho coordenado para chegar a um resultado exponencial.