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Varejo aumenta produtividade com novos formatos de contrato de trabalho

Supermercados passam a levar em conta o período ocioso das equipes e o nível de serviço que é entregue aos clientes. 

Entre os impactos gerados pela reforma trabalhista brasileira nas operações dos supermercados, um dos principais está ligado à nova modalidade de contrato de trabalho, o contrato intermitente, que permite ao trabalhador ter carteira assinada, mas não necessariamente uma jornada de trabalho definida, sendo convocado para trabalhar em dias alternados ou somente por algumas horas. Em outras palavras, a subordinação não é contínua e pode ocorrer com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade. 

Assim, como não há jornada mínima de trabalho e o trabalhador é remunerado apenas pelo que executou, os gestores têm maior liberdade e possibilidade de acerto na gestão da escala de trabalho, pois podem trabalhar com equipes maiores em horários de pico e mais enxutas durante os períodos de menor movimento na loja. Isso diminui o custo de operação da frente de caixa, por exemplo, e ainda melhora o nível de serviço. 


A demanda no supermercado varia muito ao longo do dia, da semana e do mês e cada unidade tem sua particularidade com relação aos horários de pico. A combinação entre vários formatos de contrato possibilita ao varejista entregar um serviço adequado ao seu modelo de negócio, reduzir a despesa com pessoal, melhorar a produtividade da equipe e, consequentemente, ser mais competitivo.  

Para o empregado, o contrato de trabalho intermitente é uma ótima oportunidade de trabalhar em mais de um lugar e completar a renda familiar. 

Apesar dos benefícios para a empresa, porque a nova modalidade de contrato de trabalho ainda é pouco utilizada? 


Mesmo com os benefícios que podem vir da união de diferentes contratos de trabalho, como a melhora da produtividade da equipe e consequente entrega de melhor nível de serviço ao cliente, ela também pode gerar dificuldades na gestão das escalas, principalmente se forem elaboradas de maneira manual.  

Para uma escala eficiente, a R-Dias utiliza uma série de algoritmos com variáveis personalizadas a cada unidade e formato, levando sempre em consideração as características do negócio.  


A automatização da escala pode gerar excelente ganho de performance e economia, mantendo o nível de serviço. 

Entre as variáveis importantes, destacamos: 

  • Feriados; 
  • Tipos de contrato de trabalho utilizado; 
  • Horário loja; 
  • Carga horário dos funcionários. 


Como identificar a necessidade de implantação de diferentes contratos de trabalho? 


A dúvida frequente do varejista sobre o momento certo de implantar diferentes modelos de contrato de trabalho deve ter como um caminho para encontrar a resposta a avaliação sobre a ociosidade da equipe e o nível de serviço que a empresa está entregando aos clientes.  

Se durante o mês há momentos em que os funcionários ficam atrás do balcão esperando um cliente chegar, a frente de caixa trabalhando com operadores, mas sem cliente, ou os conferentes ficam à espera dos caminhões de fornecedores, há indícios de que contrato de trabalho intermitente trará ganho de produtividade para a equipe.  

Se em alguns dias do mês ou em alguns horários do dia há filas em alguns setores, os clientes frequentemente reclamam do atendimento ou os colaboradores precisam esticar o horário para dar conta do serviço, a utilização de colaboradores com contrato intermitente possibilitará à empresa entregar melhor nível de serviço aos clientes e reduzir custos, já que não terá despesa relacionada a hora extra. 

Portanto, a utilização do contrato intermitente em conjunto com o contrato integral de trabalho traz benefícios para a organização nos dois cenários, de excesso ou carência de mão de obra em determinados momentos de pico.  

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Competitividade e contrato de trabalho 


O bom gerenciamento de mão de obra não significa a redução aleatória do quadro de colaboradores e sim, um quadro eficiente com a quantidade certa de colaboradores por setor e horários para que seja oferecido ao cliente um nível de serviço compatível à proposta do supermercado, sem onerar a despesa operacional. Quando se combina diferentes modalidades de contrato de trabalho de maneira a evitar a ociosidade e melhorar a entrega de serviço ao cliente há redução de despesas com mão de obra. 

O sucesso na utilização de diferentes contratos de trabalho está na combinação entre a quantidade de colaboradores em cada modelo de trabalho, pois o excesso de mão de obra em um determinado modelo pode gerar ociosidade e consequentemente, a elevação das despesas.  

Por outro lado, a carência em algum contrato pode prejudicar o nível de serviço entregue ao cliente. É preciso identificar a participação correta de colaboradores em cada contrato de trabalho, a cada hora e setor para se obter ganhos efetivos de redução de despesas. 

Supermercados com gestão eficiente da mão de obra, ou seja, despesa operacional baixa e nível de serviço adequado ao seu modelo de negócio, conseguem ser mais competitivos que seus concorrentes. Portanto, a utilização de diferentes modelos de contrato de trabalho, entre eles, o contrato intermitente, permite que a empresa tenha redução das despesas operacionais e a possibilidade de trabalhar com os melhores preços e ainda manter a sua margem. 

Essa é mais uma estratégia da área operacional para que a empresa se torne mais competitiva. Essa área deve ser vista como estratégica e agente de mudanças para que os objetivos organizacionais referentes à competitividade sejam alcançados. 

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