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Além da Intuição: Aumentando os Resultados com o Varejo Baseado em Dados

Muitos falam do incrível valor dos dados. Mas quanto a sua empresa já lucrou com isso? Não vale dizer que foi vendendo os dados, pois se outro comprou, vendeu mais caro agregando valor. Bem, esse não é o seu negócio, é o dele. Então vamos voltar ao básico: como o varejo pode lucrar mais com os dados?

O varejo alimentar pode alcançar mais de 8% de lucro líquido, digo isso baseado em casos reais de clientes da R-Dias. Então faça as contas: a distância entre o seu lucro e o potencial é a sua meta de melhoria. E ela pode ser alcançada se a sua rede se enquadrar, de fato, no conceito de Varejo Baseado em Dados.

“Decisões baseadas em dados são mais assertivas”

Isso porque os maiores ganhos podem estar em usar os dados para melhores decisões, seja de investimento, seja em processos cotidianos nos quais diretores, gerentes e líderes de setor

podem ser mais assertivos na operação, no comercial, no financeiro, logística e nos departamentos de apoio. No varejo, cada centavo é relevante. Então, focar na excelência é o mínimo que sua empresa deve fazer para alcançar a sua meta, conquistar o seu gap. E os dados podem ser decisivos nessa jornada.

Desse contexto nasceu o Varejo Baseado em Dados, mais uma iniciativa da R-Dias, focada em colaborar com o desenvolvimento dos supermercados. Neste projeto estamos empenhados em desbloquear o potencial de resultados do varejo a partir do uso dos dados de forma inteligente, racional e viável.

Mas o que é um Varejo Baseado em Dados? É aquela rede que baseia suas decisões em dados concretos e análises, e não em achismo ou intuição.

Nesse tipo de empresa, o foco está em coletar informações precisas, analisá-las cuidadosamente e então utilizá-las para nortear as estratégias de negócio.

Isso quer dizer que decisões importantes tem que ser baseadas em dados, se aplicando à estratégia de expansão e abertura de lojas, à escolha de fornecedores estratégicos, mudanças de estrutura logística, capital de giro, endividamento, passando por modelos de loja, políticas de pricing, táticas de competitividade, nível de serviço ao consumidor, sortimento, rentabilização de espaços de loja, entre tantas outras onde o varejo mostra sua complexidade.

“O varejo alimentar pode alcançar mais de 8% de lucro com ajuda dos dados”

Estas decisões devem ser tomadas com base em evidências obtidas através de dados, e não apenas na experiência de gestores ou palpites. O que significa que na verdade devemos unir o melhor dos dois mundos, juntar dados com experiência. Isso pode ser fantástico, desde que os dados possam ter protagonismo nesse processo. Pois são eles que confirmam que as experiências continuam sendo válidas e apontam os melhores caminhos para as decisões.

Para ser uma rede de Varejo Baseado em Dados, é preciso ter uma cultura organizacional que valorize fatos e dados. Isso envolve investimento em tecnologia para armazenar e processar informações, além de capacitação de equipes para lidar com esses dados, mas principalmente, os líderes e gestores devem dar o exemplo conduzindo reuniões e tomando decisões baseadas em dados e fatos concretos.

E que fique claro: não se trata de mudança que possam ser conduzidas apenas pela TI. Sempre depende de liderança desenvolvendo times que se importam com os dados, que respeitam o seu significado e que se basearão neles para suas próximas decisões. Sejam elas estratégicas ou operacionais.

Na R-Dias estamos acostumados a esse cenário. Os dados sempre falam mais alto e o nosso cliente sempre está submetido a uma grande mudança de cultura em nossos projetos, pois para nós, é o Varejo Baseado em Dados é o caminho para essas empresas se tornem Campeãs de Performance.